O que é essencial para o quarto do bebê?

13/06/2019

Você já entrou em uma loja para bebê? Já se deu conta da quantidade de itens disponíveis para os recém nascidos? Pois bem. Muitas grávidas, diante de tantas opções ficam bastante perdidas na hora de comprar as coisas para esse novo ambiente que vai surgir no lar. 

É um universo lindo e encantador e se você se empolgar vai terminar comprando bastante coisa, que a criança nem terá tempo de usar. Eles crescem muito rápido, vão mudando de fase, fazendo com que diversos itens percam sua funcionalidade na velocidade da luz. 

mimoinfantil.com.br
mimoinfantil.com.br

É importante frisar que, na hora de montar o espaço do seu bebê você deve priorizar a segurança, conforto, funcionalidade, iluminação e ventilação. 

Fiz uma lista dos itens que eu considero imprescindíveis e que não poderão faltar no quarto do seu bebê. Vamos ver? 

1. Berço.

Este é o mais óbvio. Mas, estou citando ele aqui para que você fique atento a algumas observações. 

Na hora da compra, lembre que este móvel será usado pelo seu filho(a) por uns dois anos e é onde ele(a) passará boa parte do tempo, portanto ele precisa ser seguro e confortável. É importante verificar se há o selo do INMETRO (item obrigatório). 

linhabloom.com.br
linhabloom.com.br

O INMETRO estabeleceu as seguintes regras de segurança para os berços:

- As bordas e partes salientes deverão ser arredondadas ou chanfradas e isentas de quaisquer rebarbas e arestas;

- Não podem haver rótulos e decalques colados nas superfícies internas das laterais e extremidades do berço;

- A criança, dentro do berço, não poderá conseguir levantar a base do colchão ou a base do berço;

- As laterais móveis devem ser equipadas com um sistema de travamento;

- As instruções de uso devem ser estar em língua portuguesa;

- Todos os berços devem ser permanentemente marcados com informações sobre a razão social, nome ou marca comercial registrada do fabricante, distribuidor ou varejista, juntamente com meios adicionais de identificação do produto;

- Caso o colchão não seja uma parte integrante do berço, deverá existir uma marcação, na base do berço, recomendando o uso de colchões com espessura máxima permitida de 120mm conforme a ABNT NBR 13579-1.

2. Armário e cômoda. 

ebbamoveis.com.br
ebbamoveis.com.br

Estes também são itens básicos para o quarto do bebê. Na hora da escolha, é relevante observar se o móvel foi pintado com tinta atóxica; se as quinas são arredondadas e se a peça é sólida e sem risco de virar em cima do bebê, caso ele tente se apoiar na cômoda, quando começar a engatinhar. 

3. Trocador de fraldas.

Você tem noção da quantidade de fraldas que um bebê trocará em um ano? 

 Acredite, uma criança, no seu primeiro ano de vida, trocará mais de duas mil fraldas. por ai, já da para perceber o quanto este item será importante. 

Se não houver um lugar adequado para a troca de fralda, você poderá vim a ter sérios problemas de coluna. 

Eu sei que nem sempre é possível comprar um trocador, seja por falta de recurso financeiro ou por falta de espaço no quarto. Levando isto em consideração vou dar algumas dicas de onde você poderá montar um trocador:

- Há trocadores que são acoplados aos berços e cômodas. Mas cuidado, eles não costumam ser muito seguros para os bebês.

- A depender do tamanho e da altura da cômoda (se for da altura do antebraço da mamãe), será possível montar um troca fralda em cima da cômoda.

- Outra opção é o cabideiro do guarda roupa.

4. Poltrona de amamentação.

A poltrona também é um item essencial, pois você a utilizará por diversas vezes durante o dia e à noite, não só para amamentar o bebê, como também para colocá-lo para dormir. 

Na hora da escolha, prefira um modelo que, depois que passar o período da amamentação, você possa  incorporar na decoração da casa. observe também a altura das costas e do apoio do braço. Por fim, quanto ao tecido, prefira uma opção lavável e tons neutros. 

baumenino.com.br
baumenino.com.br

5. Lixeira. 

Tem pessoas que não gostam de colocar a lixeira no quarto do bebê, por conta da higiene no ambiente. Mas, muitas mães listaram como item importante. Segundo as mamães, a lixeira facilita muito nas inúmeras trocas de fraldas e nos banhos. 

6. Cesto de roupa suja. 

É interessante que haja um cesto para roupas sujas no quarto, pois nos primeiros meses a roupa do bebê deverá ser lavada separadamente do resto da família. Este item também facilita muito a vida da mamãe, pois ela reduzirá suas idas e vindas na lavanderia. 


7. Garrafa térmica.

Principalmente nos primeiros meses, o bebê deverá ser limpo com algodão umedecido em vez dos lenços umedecidos, para evitar reações alérgicas. Pois bem, a garrafa térmica será útil para manter água filtrada em temperatura confortável para o bebê, de maneira que a mamãe umedeça o algodão para fazer a higiene do seu bebê. 

8. Cortina ou persiana. 

As persianas são mais fáceis de limpar, mas não possui a beleza que tem uma cortina de tecido. 

Na hora hora de escolher o tecido, dê preferência a tecidos leves e laváveis. 

9. Iluminação indireta. 

É importantíssimo pensar em uma iluminação indireta para o quarto de bebê. Lembre que Você irá o quarto diversas vezes à noite. Acender a luz principal vai ser um incômodo não só para o bebê como para o resto da casa. 

A dica é pensar em uma iluminação indireta. Mas, caso você não não esteja planejando fazer um projeto luminotécnico, utilize um abajur que de adeque a decoração do quarto. 

asabrancamoveis.com.br
asabrancamoveis.com.br

Aline Soares.

*As imagens utilizadas no post não são autorais, todas foram retiradas do google imagem e bancos de imagens apenas para exemplificar o texto. Caso esteja usando alguma foto sua, por gentileza, entre em contato, para que seja atribuído os devidos créditos.