FENG SHUI NA DECORAÇÃO

20/02/2018

Você já ouviu falar de Feng Shui?

O Feng Shui é uma técnica milenar chinesa, que nasceu na doutrina taoísta e tem por objetivo harmonizar o ambiente por meio do equilíbrio do fluxo energético, para que atraia para aquele espaço saúde, paz, prosperidade e felicidade.

Diante dos seus benefícios, esta técnica tem sido bastante usada na decoração. 

Para o Feng Shui, a disposição dos móveis provoca um campo magnético e energético, que pode ser bom ou ruim para os frequentadores daquele local. Por esse motivo, o ambiente deve ser organizado conforme os princípios do Feng Shui, a fim de promover o bem estar de todos, tornando o local agradável e com boas energias.  

A melhor utilização do feng shui na decoração é por meio da utilização do baguá na planta do seu imóvel.

Não sabe o que é um baguá? É super simples.

O baguá é a "bússola" do Feng Shui. Ele possui oito lados, que são as áreas energéticas do local. Cada lado representa uma área de nossas vidas (trabalho, religião, família, prosperidade, sucesso, amor, sonhos, amigos e saúde, que é o centro do baguá). 

Para utilizar o baguá, você deve posicioná-lo no centro da planta e colocar o setor do trabalho na parede da porta de entrada. Assim, você descobrirá que área representa cada ambiente da casa e vai harmonizá-la conforme for o seu setor. 

A aplicação das técnicas de Feng Shui na casa é um assunto muito extenso para um post. É inviável explicar tudo aqui. Contudo, veja agora um pouco da aplicação do Feng Shui na casa. 

Dica para todos os ambientes: 

- Evite excesso de coisas. Objetos acumulados e sem uso além de acumular energia negativa, promove bagunça e dificulta a gente encontrar objetos necessários. De tempo em tempo, revise seus objetos e abra mão daqueles que você não usa mais. 

- Organização, limpeza e boa iluminação devem ser observado em todos os locais da casa. 

Hall de entrada: Este espaço da casa deve ser mantido sempre limpo, iluminado e bem organizado, de maneira a passar uma sensação de aconchego a todos que entrarem no imóvel. 

Não é recomendável colocar espelho em frente a porta, para não expulsar a energia positiva que entra no lar.

Sala de estar: Para este ambiente deve sempre preferir tons claros.  É recomendável posicionar o sofá em frente a porta da entrada.

Sala de jantar: É recomendável espelho em frente a mesa e  objetos de decoração que represente fartura sobre ela. 

Banheiro:  Deve ser bem iluminado e ventilado.  As bacias sanitárias devem sempre estar com tampas abaixadas e as portas deste cômodo deve ser mantida fechada.

Ainda, é interessante usar plantas para decorar este cômodo.

Por fim, evite deixar torneiras pingando, além de não ser bom energeticamente, também lhe acarretará despesa desnecessária com o consumo de água e prejudicará o meio ambiente.

Quarto: A cama deve ser o centro das atenções. Se o cômodo fizer divisória com o banheiro, evite encostar a cama nessa parede. Também evite colocar a cama em frente a porta.

Equipamentos eletrônicos como televisão e computador não são bem vindos nos quartos. As plantas possuem excesso de energia também devem ser evitadas.

Evite também colocar espelho em frente da cama. 

Se for quarto de casal, é interessante ter objetos em duplicidade. 

Cozinha: Evite deixar lixeira na cozinha, além de não ser higiênico, não produz energia negativa. Mas, se não tiver opção, a mantenha com tampa fechada.

Evite posicionar o fogão em frente da pia (água apaga fogo).

A cor branca é super bem vinda. Mas, se usada em excesso causa uma sensação de frieza. Para evitar essa sensação, adicione tons quentes nos detalhes, como na bancada por exemplo.

Fruteiras, exposição de utensílios domésticos, plantas e potes são super bem vindos na decoração deste ambiente. 


Aline Soares.

*As imagens utilizadas no post não são autorais, todas foram retiradas do google imagem e bancos de imagens apenas para exemplificar o texto. Caso esteja usando alguma foto sua, por gentileza, entre em contato, para que seja atribuído os devidos créditos.