O QUE FAZ UM DESIGNER DE INTERIORES?

01/03/2018

emmeinteriores.com.br
emmeinteriores.com.br

Você sabe o que faz um Designer de Interiores?

No meu Instagram, constantemente recebo por direct, solicitações de informações sobre a profissão, a área de trabalho, que curso fazer, como está o mercado de trabalho...

Sempre respondo. Mas não tinha me dado conta que sempre escrevo no meu blog sobre um assunto que esteja em destaque no momento, mas nunca havia escrito nada sobre a minha profissão, que é Designer de Interiores. 

Muita gente tem a ideia que o Designer de Interiores é um decorador que combina estampas, organiza os quadros nas paredes e flores no jarro. Mas não é. 

O trabalho do designer é muito mais amplo.

O Designer de Interiores é o profissional que planeja, organiza e projeta espaços internos, por meio da elaboração de projeto de interiores, visando proporcionar aos seus usuários conforto, estética, saúde e segurança.

Apesar de muito antiga, a profissão só veio a ser regulamentada em 2016, com a Lei nº 13.369/2016.

Além de bom gosto e criatividade, o trabalho do designer é técnico. Exige muito estudo e dedicação.

Para realizar um projeto de interiores com perfeição, o profissional precisa observar o ambiente e combinar a estética, funcionalidade, ergonomia, materiais e acabamentos, cores, iluminação, etc. Além disso, deve respeitar o gosto e o poder econômico do cliente. 

A elaboração de um projeto não é simples, demanda diversas etapas. Vou fazer um breve resumo do processo. 

Inicialmente, o designer realiza o cadastro do espaço. Em seguida, elabora layout, especifica materiais e acabamentos, paginação de pisos e revestimentos, marca os pontos elétricos e hidráulicos, elabora projeto de iluminação, projeto de gesso, desenvolve o detalhamento do mobiliário, estabelece cronograma, fixa prazo, define orçamentos...

A atividade de designer de interiores fica restrita a elaboração de projetos?

Não. Além da elaboração de projeto de interiores, o profissional também pode fazer produção de ambientes, consultoria, vitrines, gerenciamento de obras, exercer o magistério, dentre outras funções.

Há três cursos para formação do Designer de Interiores. A graduação em bacharel em design de interiores, o curso técnico e o tecnológico, que foi o que eu fiz.

Apesar dos cursos serem diferentes. Com a regulamentação da profissão, por meio da Lei nº 13.369/2016, não há distinção entre as atribuições profissionais entre o técnico, tecnólogo ou bacharel. A lei reconhece o título de Designer de Interiores, independente da formação. 

Bom, deu para entender o que faz um profissional de Design e Interiores?

Quando elaborei esse post não tinha a intenção de exaurir o assunto nem ser didática. Apenas, esclarecer, de forma bem objetiva, um pouco da profissão que eu escolhi exercer. 

É uma profissão bela, que possui sua importância na sociedade e por isso precisa ser ainda mais valorizada. 


Aline Soares.

*As imagens utilizadas no post não são autorais, todas foram retiradas do google imagem e bancos de imagens apenas para exemplificar o texto. Caso esteja usando alguma foto sua, por gentileza, entre em contato, para que seja atribuído os devidos créditos.