DESIGN BIOFÍLICO. 

25/03/2019

Você já ouviu falar em biofilia?

Biofilia nada mais é do que o amor pela vida e por tudo que é vivo e vital. É a tendência natural de estarmos em comunhão com a natureza e tudo que nos liga a ela.

www.cenariomoveis.com.br
www.cenariomoveis.com.br

O termo biofilia começou a ser utilizado pelo ecólogo americano Edward O. Wilson, em seu livro com este mesmo nome, lançado em 1984. Para ele, os seres humanos possuíam uma ligação emocional genética com a natureza.

Mas, você deve está se perguntando, o que isso tem a ver com decoração? Não é mesmo?

Pois bem, com o estudo da biofilia foi desenvolvido o Design Biofílico. Este estilo visa reconectar o ambiente urbano a natureza. 

www.blog.bnsir.com.br
www.blog.bnsir.com.br

No momento de criar e executar um projeto, seja ele de interiores ou arquitetônico, o profissional deve pensar maneiras de criar um ambiente mais sustentável, que degrade o mínimo possível o meio ambiente que nos resta e formas de conectar a natureza ao ambiente que está sendo projetado.

É notório que, nos centros urbanos, principalmente em ambientes corporativos, as pessoas passam a maior parte do dia em locais fechados, sem contato com a natureza, onde muitas vezes não dar nem para saber se ainda é dia ou já anoiteceu. Esses espaços, acarretam redução da qualidade de vida dos seus frequentadores. 

www.naobraarquitetura.com.br
www.naobraarquitetura.com.br
www.guararapes.com.br
www.guararapes.com.br
www.rsdesign.com.br
www.rsdesign.com.br

Se transformarmos esses espaços, proporcionando uma maior interação com a natureza será possível observar mais leveza ao ambiente e bem estar ao seus frequentadores, auxiliando a redução de ansiedade e estresse. 

Aline Soares.

*As imagens utilizadas no post não são autorais, todas foram retiradas do google imagem e bancos de imagens apenas para exemplificar o texto. Caso esteja usando alguma foto sua, por gentileza, entre em contato, para que seja atribuído os devidos créditos.