TIPOS DE CUBAS

27/04/2016

Quando pensamos em reformar o banheiro, logo observamos que a escolha da cuba será essencial para que o ambiente fique bonito e elegante.

Mas, você já observou quantas opções de cubas há disponível no mercado? Já te adianto que são muitas. Há de vários tamanhos, cores e formas (tem circular, retangular, quadrada e oval).

Cada uma com suas vantagens e desvantagens.

Que tal conhecer um pouquinho de cada Uma?

Vamos lá.

1. CUBA DE EMBUTIR.

Esta é a cuba mais utilizada. Ela é colada na parte inferior da bancada.

O ideal é que na parte de baixo da bancada, seja colocado um gabinete. Caso não tenha interesse em colocar o armário, aconselhamos colocar uma testeira na bancada. Essa testeira deve medir entre 20 a 30 cm, para esconder o fundo da cuba e o sifão.

O ponto negativo desta cuba, é que ela necessita de uma bancada de um tamanho suficiente que a comporte. A depender do tamanho do banheiro, o tamanho da bancada irá interferir na circulação.

2. CUBA DE SOBREPOR.

São bem parecidas com as cubas de embutir, a diferença é que esta possui uma borda de apoio sobre a bancada. Elas possuem melhor acabamento e menor volume na parte de baixo da bancada.

Aqui, se não for utilizar um gabinete, também recomendamos o uso da testeira para dar o acabamento na bancada.

A desvantagem da cuba de sobrepor também é o tamanho da bancada. Em banheiros pequenos, não é muito recomendável, por interferir na circulação.

3. CUBA DE APOIO.

Esta cuba fica totalmente apoiada sobre a bancada.

Caso opte por este tipo, deve lembrar que a bancada deve ficar com uma altura inferior, do que a altura de uma bancada para cuba de sobrepor ou embutida. Tendo em vista, que na altura da bancada deve ser somado a altura da cuba.

A desvantagem desta cuba, é que ela reduz o espaço da bancada. Assim sendo, ela não é indicada para pessoas que gostam de deixar muitos objetos expostos sobre a bancada.

4. CUBA DE SEMI-ENCAIXE. 

Esta é aquela cuba que fica uma parte apoiada na bancada e a parte da frente da cuba saltada para fora da bancada.

Esta cuba é excelente para locais pequenos, pois ela se encaixa perfeitamente em bancadas de pequenas profundidades.

5. CUBA DE PAREDE.

Ideal para banheiro minúsculo, esta cuba é fixada diretamente na parede, sem precisar de uma bancada, até pode colocar uma bancada, mas é opcional.

6. CUBA DE PISO.

Esta cuba é instalada diretamente no banheiro e não necessita de bancada. Ela lembra muito a pia de coluna, mas é diferente, é uma peça única e possui um design bem moderno.

Eu, particularmente, amo esse tipo de cuba. É uma peça excelente para banheiros pequenos.

Há desvantagem nesta cuba? Sim, o valor.

7. PIA DE COLUNA.

Bem antigas, atualmente com pouco uso, elas ainda são encontradas no mercado. São duas peças que precisam estar juntas para funcionar, a cuba e a coluna.

8. CUBA ESCULPIDA. 

Quem não gosta de algo personalizado? Essas cubas visam atingir esse tipo de consumidor.

Super em alta no momento, as cubas esculpidas podem ser feitas em diversos materiais, como pedra, resina, Silestone, corian, etc.


Por Aline Soares.

*As imagens utilizadas no post não são autorais, todas foram retiradas do google imagem. Caso esteja usando alguma foto sua, por gentileza, entre em contato, para que seja atribuído os devidos créditos.