SÉRGIO J. MATOS

25/11/2016

Sérgio J. Matos, designer mato-grossense, formou-se em Design Industrial, em 2005, pela Universidade Federal de Campina Grande.

Residente na Paraíba, criou seu estúdio em 2010. Apaixonado pela cultura brasileira, o designer possui seu trabalho voltado para a regionalidade. Para ele, a cultura é sua matéria-prima essencial.

Com peças inspiradas na brasilidade, Sergio Matos gosta de unir o design com o artesanato. A originalidade das suas peças resgata o luxo artesanal. A Poltrona Cariri, por exemplo, foi inspirada em cestos empilhados na feira livre. Já o cacto coroa-de-frade, nativo da caatinga, inspirou a Mesa Xique-Xique. E os balões de são joão serviram de inspiração para a mesa de jantar Quantos Queres.

Sergio J. Matos não apenas usa o artesanato nos seus produtos, mas também incentiva o empreendedorismo nas comunidades artesãs da região. O seu ato, não apenas valoriza estes profissionais, mantendo vivas as habilidades herdadas pelos antepassados, como também resgata sonhos individuais e coletivos.  

Sérgio Matos já recebeu vários prêmios internacionais e nacionais pelas suas criações. Entre eles, o prêmio alemão IF Product Design Award, em 2012, pela criação do banco e cesto Carambola. 

Por Aline Soares.

*As imagens utilizadas no post não são autorais, todas foram retiradas do google imagem e bancos de imagens. Caso esteja usando alguma foto sua, por gentileza, entre em contato, para que seja atribuído os devidos créditos.