QUARTO MONTESSORIANO

14/07/2016

Você já ouviu falar sobre o método montessoriano?

Já tinha escutado falar sobre o método Montessori. Mas, nunca me passou pela cabeça criar um quarto baseado neste método, até que uma amiga me trouxe esta ideia.

O método Montessori foi criado por Maria Montessori. Para ela, o ambiente deve libertar a natureza do indivíduo, de forma que a educação se desenvolva com base na experiência e evolução da criança.

Assim sendo, o quarto tem que ser decorado de maneira que a criança possa explorar todo o ambiente e aprender com suas próprias experiências.

O quarto tem que ser da criança. As coisas devem estar no alcance de suas mãos e no seu campo visual, de modo que ela mesma escolha as suas coisas favoritas. O ambiente deve provocar a sua independência, sem esquecer-se da segurança.

As camas devem ser baixinhas, bem próxima ao chão. Se preferir, poderá ser utilizado colchão diretamente no chão, para que a criança possa levantar e deitar sozinha. Também poderá ser colocado tapete ou tatame de E.V.A. Essa dica vale também para os bebês, para evitar que eles rolem e vá parar no chão, podem ser colocados travesseiros e almofadas ao redor.  

O quarto deve conter apenas o necessário. Os objetos devem ser apresentados a criança aos poucos, um de cada vez. Nada de encher de trecos só para acumular poeira e bagunça. Aqui, menos é mais.

Os móveis devem ser pequenos e proporcionais ao tamanho da criança.

O espelho é um acessório bem utilizado neste tipo de quarto. Ele é um item importante para que a criança possa se conhecer. Deve estar sempre preso na parede, de forma bem segura, precisa ser colocado horizontalmente para os bebês e para os maiozinhos pode ser colocado verticalmente.

Se a criança estiver aprendendo a andar é interessante colocar barras na parede, para que ela posso começar a dar seus primeiros passos sem a ajuda dos adultos. Se a criança estiver aprendendo a andar é interessante colocar barras na parede, para que ela posso começar a dar seus primeiros passos sem a ajuda dos adultos. 

Livros são super bem vindos. Devem ser deixados também ao alcance da criança, de forma a estimular um contato mais próximo.  

É um estilo de quarto bacana. Mas, precisa ser mantido bem organizado. Pessoas que tenham mania por organização (como eu) talvez não se adeque ao quarto montessoriano.


Por Aline Soares.

*As imagens utilizadas no post não são autorais, todas foram retiradas do google imagem. Caso esteja usando alguma foto sua, por gentileza, entre em contato, para que seja atribuído os devidos créditos.