GRAFITISMO

15/11/2016

Grafite, grafitismo ou grafismo é uma forma de manifestação artística que, em regra, é desenvolvida em espaços públicos.

O termo tem origem italiana (graffito) que significa "escrita feita a mão".

Seu início ocorreu em Nova York, na década de 70.

No Brasil, seus primeiros passos ocorreu em São Paulo, na mesma época.

Aqui, o grafite surgiu como uma arte transgressora, posteriormente vindo a se transformar como um importante veículo de comunicação urbana.

É importnate observar que, o grafismo inicialmente, foi uma arte caracterizada pela autoria anônima. O importante era a mensagem que se queria passar, sem importar quem era o mensageiro.

O grafite brasieliro é considerado um dos melhores do mundo. São destaque: Eduardo Kroba, Gustavo e Otávio Pandolfo (os irmãos), Ramon Martins , Alex Hornest, Alessandro Vallauri, dentre outros. 

Grafite de Eduardo Kroba
Grafite de Eduardo Kroba
Grafite de Gustavo e Otávio Pandolfo
Grafite de Gustavo e Otávio Pandolfo

Inclusive, é importante ressaltar, que o Guinnes Book, este ano, considerou que o maior mural de grafismo do mundo , se encontra no Rio De Janeiro. É o mural criado por Eduardo Kroba, no Boulevard Olímpico na Praça Mauá. O mural possui 15 metros de altura e 170 metros de comprimento.  

E como essa arte pode passar das ruas para dentro de casa? Como podemos utilizá-la na decoração?

Por meio de aplicação nas paredes, quadros, baners e objetos de decoração.

Por Aline Soares.

*As imagens utilizadas no post não são autorais, todas foram retiradas do google imagem e bancos de imagens. Caso esteja usando alguma foto sua, por gentileza, entre em contato, para que seja atribuído os devidos créditos.