FOGÃO OU COOKTOP? QUAL A MELHOR OPÇÃO?

20/10/2017

Sempre me perguntam se é melhor comprar um cooktop ou um fogão convencional. A minha resposta sempre é a mesma: Depende.

Depende de que?

Vejamos:

- Se você cozinha muito ou pouco;

- Do espaço da sua cozinha;

- Se sua cozinha é integrada a sala;

- Se pretende usar gás ou eletricidade.

O Cooktop é ideal para ambientes integrados e para cozinhas compactas, tendo em vista que ele ocupa menos espaço e é esteticamente mais bonito. Porém, ele possui um preço mais elevado, uma vez que você terá que comprar o forno separadamente. Também precisa ser instalado por um profissional.


Há 03 tipos de cooktop. O modelo a gás, o elétrico e por indução. O modelo a gás funciona da mesma forma que o fogão comum. Já o modelo elétrico, funciona por eletricidade. Esta opção não possui grades, por este motivo, o cozimento dos alimentos é mais rápido. O elétrico por indução é o que possui maior rapidez no cozimento e menor consumo de eletricidade, pois o seu aquecimento ocorre eletromagnetismo.

O fogão convencional é indicado para cozinhas mais amplas, uma vez que possui medidas maiores e já vem com o forno acoplado. Possui um custo mais baixo. E é ideal para pessoas que utilizam intensamente a cozinha.

Os dois são ótimos. A escolha vai depender do quanto você quer gastar com esse eletrodoméstico, do uso da sua cozinha e do tamanho do seu ambiente. 

Por Aline Soares.

*As imagens utilizadas no post não são autorais, todas foram retiradas do google imagem e bancos de imagens apenas para exemplificar o texto. Caso esteja usando alguma foto sua, por gentileza, entre em contato, para que seja atribuído os devidos créditos.