DECORAÇÃO PROVENÇAL

27/06/2017

Você conhece o estilo provençal?

Este estilo é um dos meus prediletos, por ter um aspecto charmoso, bucólico e delicado. Logo que conheci, me apaixonei, e espero que você, após conhecer melhor esse estilo, também se apaixone.

Também denominado como "French Country Style", o estilo provençal surgiu no sul da França, na Provença.

Apesar de muitas pessoas terem a ideia de que é um estilo eminentemente feminino e romântico. A decoração provençal é uma decoração rústica, que tem como inspiração o estilo de vida rural dos franceses.

 


Predomina cores claras e neutras. Mas, cuidado. Não se usa apenas o branco. O amarelo, verde, rosa e azul, todos em tons pasteis, também são bastante encontrados neste estilo.

Baseado na nobresa, o mobiliário provençal é uma cópia dos luxuosos móveis franceses dos séc. XVI e XVII. Eles possuem um aspecto campestre, rústico, antigo e com curvas.

Duas técnicas são muito características dos móveis desse estilo: a pátina e o gesssocré.

Para disfarçar os defeitos da madeira de qualidade inferior, os artesãos inventaram uma mistura a base de gesso e cola, chamada de gessocré. Com o passar do tempo, o mobiliário adquiria uma aparência desgastada, virando característica da região e dando origem ao nome. 

Predominam estampas florais e de listras, principalmente nas cortinas e almofadas. 

Como acessórios teremos muitas porcelanas e arranjos de flores.

Cobrindo as paredes, papel de parede floral. Já na decoração, serão bem vindos quadros com imagens suaves e tranquilas ou espelhos. 

Ah! Finalizando a composição do ambiente, não poderá faltar um lindo lustre de cristal e o cheiro de lavanda por toda a casa. 

Por Aline Soares.

*As imagens utilizadas no post não são autorais, todas foram retiradas do google imagem e bancos de imagens. Caso esteja usando alguma foto sua, por gentileza, entre em contato, para que seja atribuído os devidos créditos.