DECORAÇÃO BARROCA

14/11/2016

O estilo arquitetônico barroco surgiu na Itália, no final do século XVII. O termo barroco tem sua origem no termo espanhol barrueco, que significa pérola irregular.

Este estilo possui um esplendor exuberante.

Sua principal característica é uma decoração exagerada, bem rebuscada. Sua composição é sinuosa, movimentada, suas colunas são retorcidas, seu espaço é cenográfico e sua iluminação é teatral.

O exagero desse estilo termina afastando os adeptos da decoração mais moderna. Contudo, visando agradar também essa parcela da população, atualmente, já se fala em um barroco moderno.

O barroco moderno é uma versão mais contemporânea, mas que mantem a exuberância do estilo rebuscado nos detalhes dos móveis e acessórios. 

Se interessou pelo estilo barroco? Quer ter um ambiente neste estilo?

Isso é super simples. Para fazer uma decoração neste estilo use:

- Móveis bem detalhados, com curvas nos pés e nos braços;

- Cores escuras (preto, púrpura, dourado ou vermelho);

- Enfeites com cordões e franjas;

- Acessórios com leves toques florais;

- Tecido de veludo, tafetá ou seda;

- Piso de madeira;

O estilo barroco possui uma forma muito carregada. Para que não fique um ambiente depressivo, mescle os objetos barrocos com peças simples e neutras.  

Por Aline Soares.

*As imagens utilizadas no post não são autorais, todas foram retiradas do google imagem. Caso esteja usando alguma foto sua, por gentileza, entre em contato, para que seja atribuído os devidos créditos.