CORES NA DECORAÇÃO

17/05/2017

Qual a sua cor preferida?

Quando vamos decorar nossa casa, temos tendência utilizar nossa cor preferida na decoração, seja na parede ou nos mobiliários. Mas, será que estamos corretos? Será que a nossa cor preferida é a melhor opção para o ambiente?

Segundo a psicologia das cores, cada cor provoca um estímulo sobre nós. Por esse motivo, a escolha da cor a ser utilizada não só levando em consideração o gosto do morador, mas também deve-se observar o estilo escolhido para o cômodo e a sensação que aquela cor transmite para as pessoas que vão frequentar aquele local.

Sem falar que, tem cores transmitem a sensação que o espaço é maior, outras reduzem a proporção do local. Tem cores que aquecem e tem cores que esfriam o ambiente.

Vamos analisar cada cor individualmente?

Amarelo - Cor da confiança e do otimismo, transmite alegria e favorece a criatividade. Seu uso é recomendado para ambientes frios e escuros. Contudo, quando utilizado em excesso pode incomodar por causa da incidência de luz, causando sensação de ansiedade. Indicada para home office, cozinha e banheiros.

Laranja - Cor acolhedora, traz a sensação de alto astral, otimismo e entusiasmo. É excelente para cozinha e copa, pois estimula o apetite.

Vermelho - Cor enérgica e vibrante. Por ser uma cor forte, deve ser usada em pequenas doses. Quando usada em excesso provoca excitação e nervosismo. É indicada a sua utilização em locais destinados a trabalhos físicos, tais como a cozinha.

Rosa - Cor acolhedora e reconfortante, transmite doçura, delicadeza e feminilidade. Cuidado com o uso em excesso desta cor para não deixar o ambiente cansativo. Seu uso é bom em quartos femininos e infantis. 

Lilás / violeta - Cor relaxante, que transmite a sensação de calma e conforto. Deve ser usada em pequenos detalhes. Indicada para sala, quartos e banheiros.

Azul - Esta cor traz a sensação de limpeza e frescor, transmite calma, conduz o sono e a imaginação. Seu uso é excelente para ambiente de estudo e quartos. Contudo, cuidado ao aplicar em grandes áreas para não tornar o ambiente cansativo. 

Verde - Transmite a sensação de alegria, harmonia, frescor, calma e alivia o estresse. Ideal para hall de entrada, sala, quartos e closet.

Branco - Transmite a sensação de limpeza, pureza e frescor. É excelente para locais pequenos porque dar amplitude aos ambientes pequenos e apertados. É indicado para cozinha, banheiro e área de serviço.

Cinza - O cinza por não produzir efeitos psicológicos diretos, é excelente para equilibrar cores fortes. Quando usado em excesso pode causar uma sensação de monotonia, contudo se for usado complementando cores fortes é ideal para amenizar os efeitos destas cores. 

Preto - Transmite elegância, sofisticação, sobriedade, nobreza, etc. Esta cor deve ser usada em pequenos detalhes na decoração.

Por Aline Soares.

*As imagens utilizadas no post não são autorais, todas foram retiradas do google imagem e bancos de imagens. Caso esteja usando alguma foto sua, por gentileza, entre em contato, para que seja atribuído os devidos créditos.