CARLOS MOTTA - UM DESIGNER FANTÁSTICO

15/07/2016

Carlos Motta é arquiteto e eco-designer, mas se define como um projetista de móveis e um construtor de casas confortáveis. O seu trabalho é feito basicamente com madeira.

Eco-designer e madeira??

Pois é, aparentemente parece ser contraditório. Contudo, não é. Acredite, é possível uma pessoa ser ecologicamente correta e trabalhar com madeira, basta apenas usar madeiras certificada e madeira de redescobrimento.

O Atelier Carlos Motta nasceu nos anos 70 em meio ao forte movimento da contracultura. Localizado na Vila Madalena, permanece lá até os dias atuais.

Carlos Motas criou diversos objetos, dentre eles, cadeiras, mesas, camas, aparadores, escrivaninhas e armários. Ah! De todas as suas criações, as cadeiras são as suas preferidas.

A cadeira São Paulo, premiada em 1º lugar no 2º Prêmio Museu da Casa Brasileira, é um dos seus objetos de detaque. 

Mas, há também a poltrona sabre, poltrona saquarema, dentre outras, que se destacaram e ganhram o gosto das críticas e dos clientes.  

O que mais me chamou atenção em Carlos Mota, foi que ele não faz móveis para serem apenas mais uma decoração. A peça tem que ser útil e atender a necessidade para que foi feito. Se ele constrói uma cadeira, esta cadeira deve ser útil para que uma pessoa sente. Também deve ter uma boa durabilidade, de forma que o seu comprador não necessite trocá-la em pouco tempo. Reduzindo com isso os prejuízos ao meio ambiente.

Super concordo com ele. Gosto de decoração que se adeque ao dia a dia das pessoas. Coisas simples, bonitas, de qualidade e principalmente, úteis.


Por Aline Soares.

*As imagens utilizadas no post não são autorais, todas foram retiradas do google imagem. Caso esteja usando alguma foto sua, por gentileza, entre em contato, para que seja atribuído os devidos créditos.